dor de barriga por intolerância lactose

O que causa a intolerância a lactose?

Quando o indivíduo não produz enzima lactase, ele tende a sofrer de intolerância a lactose pois a enzima é a principal responsável pela digestão do açúcar, encontrado nos alimentos que possuem leite ou seus derivados, isso é uma deficiência digestiva que tem atingido cada vez mais pessoas pelo mundo, toda vez que se ingeri alimentos com composição láctea o transtorno está gerado e o ser humano apresenta imediatamente os sintomas da intolerância a lactose, em alguns indivíduos ainda existe uma pequena quantidade de enzimas mas em outras ela é inexistente e quanto menor a quantidade de lactose maior é a dor de barriga gerada, será que você é intolerante a lactose?

Sintomas que a intolerância a lactose pode causar:

Dor abdominal forte:

Quando o leite fermenta, causa uma intolerância a lactose, os gases estufam, os movimentos provocados pelos gases são rápidos gerando cólicas que vão de leves as mais intensas, algumas tão profundas que podem ser confundidas com um ataque cardíaco.

Diarreia:

Uma vez que o organismo não quebra a galactose e nem a glicose, a mesma fermenta e se transforma num ácido latico, tão agressivo que irrita as paredes intestinais, e para que esse ácido seja evacuado rapidamente, o intestino produz a diarreia que se dá num tempo de 30 min após a ingestão do alimento.

Prisão de ventre:

Nunca sabemos qual a forma que o organismo vai reagir, e apesar de ser sintomas antagônicos a intolerância pode sim não somente gerar a diarreia como a prisão de ventre, a lactose prejudica os movimentos normais do intestino, podendo deixar o mesmo preguiçoso e sem agilidade para evacuar.
Inchaço na barriga: o volume de gases é tão grande que acaba gerando um volume protuberante no abdômen, fato que incomoda horrores nos intolerantes, em alguns casos, não é possível nem fechar o botão da calça.
Como sei que minha dor de barriga é por intolerância a lactose?

Caso você tenha sentido alguns dos sintomas acima, é recomendado que você procure um médico, ele pedirá um exame de intolerância a lactose, para execução desse exame o afetado deverá ficar em jejum e seu sangue será recolhido, em seguida será ingerido alguma dose de lactose no mesmo e retirada mais 4 amostras com intervalo de meia hora em cada intervalo de glicose, num individuo que não tem enzimas nota-se que os índices de glicose serão os mesmo, o que indicará que o paciente não quebrou a glicose. comprovando assim sua deficiência na produção de enzimas lactase.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Leave a Comment