dor de barriga conheça sua barriga

Dor de Barriga – Conheça a sua Barriga

O intestino do ser humano é muito suscetível aos fatores externos, alimentos que são ingeridos por nós, vão direto para o trato intestinal , sistema digestivo, e se por um acaso tivermos alguma alergia, intolerância a qualquer substância contida nesses alimentos, provoca dor de barriga. Sem dúvidas uma dor bem popular e cada vez mais frequente é a dor de barriga, ela pode ser provocada por inúmeros fatores, não podendo deixar de citar aqui os fatores psicológicos, como ansiedades, tensões constantes que provocam espasmos no intestinos, e para cada tipo específico de dor, recebe-se um cuidado especializado, para descobrir o que realmente está acontecendo é necessário conhecer o seu corpo, observar os sintomas e procurar a ajuda de um profissional especializado para cada caso, muitas pessoas sofrem dores de barrigas tão fortes que paralisam suas atividades diárias.

Sintomas como pontadas agudas, cólicas, náuseas são os mais frequentes, atrapalhando desde atividades simples do seu cotidiano, como trabalho, academia, impedindo de fazer exercícios, incomodando até o sono que é um fator importantíssimo para um bom funcionamento do organismo, dependendo de onde essa dor se desenvolve, você identifica qual foi a fonte causadora, já em casos em que as dores em seguida de febre, perda do apetite, sangue ao evacuar, procure um médico imediatamente, Listamos aqui alguns locais onde o individuo pode sentir essas dores e suas “possíveis causas”.

Dor de barriga na região acima do abdômen:

uma dor com pontadas fortes, com azia, esta é causada por refluxo, normalmente é uma dor de curto prazo, a dor de barriga pode ser reduzida comendo alimentos mais saudáveis, leves e para um alivio temporário deve-se tomar um antiácido, caso as dores sejam continuas e não cessem procurar um médico gastrologista.

Dor de barriga na metade do abdômen, médio:

uma dor que quase sempre é resultado de estresse, acompanhada de arrotos, e com inchaço da barriga, o alívio dessa dor se dar por meio de remédio que contenham dipirona sódica e butilbrometo de escopolamina, com essas substâncias o alivio é imediato. Atenção, se você for alérgico, não tomar o remédio para dor de barriga, procure seu médico e ele receitará algo compatível com seu organismo. Confira remédios caseiro para do de barriga.

Dor de barriga na parte inferior:

provocada pelo intestino grosso, essa dor de barriga sempre vem com gases, inchaço da barriga e movimento da barriga oscilando, um remédio para alívio imediato é a escopolamina acompanhado de dipirona sódica monoidratada.

Dor de barriga por uso de medicamentos:

dor de barriga bem fraca, acompanhada de diarreia, antes de ir ao banheiro evacuar, estas são causadas por uso de antibióticos, laxantes, pro cinéticos, recomenda-se ingerir muita água, hidrate-se pois nesses casos perde-se muito líquido.

Dor de barriga provocada por câncer intestinal:

Esse tipo de dor de barriga é mais difícil de identificar em casa sozinho, precisando urgente de um profissional especializado da área, pois seus sintomas podem se confundir com os sintomas de uma simples hemorroida, mas é um dos sintomas principais do famigerado câncer de intestino, a dor de barriga frequente, acompanhada de diarreia, com sangue nas fezes, cólicas fortes, muitas gases, dores no ânus após evacuação, muito cansaço físico, perdendo peso sem dieta restrita, esses são os sintomas mais aparentes em um paciente com um tumor no colorretal, se estiver com mais de três desses sinais, pode não ser uma simples dor de barriga, procure um médico, ele receitará alguns exames que podem identificar, os exames para identificação do câncer são:

Coloscopia:

feito com a introdução de um aparelho chamado colonoscópio pelo ânus, esse aparelho vai do inicio do cólon por todo o intestino delgado, analisando todo o local, e explorando algum possível tumor, além do câncer, esse tipo de exame verifica se há outras doenças inflamatórias, as imagens são dadas em tempo real, capturada pela pequena câmera, o aparelho consegue ainda retirar materiais do intestino para biópsia, o exame pode durar até 40 minutos.

Exame de fezes:

ao procurar o médico com dor de barriga, pode ficar certo que esse será o exame solicitado imediatamente, nesse exame o paciente evacua e é coletado amostra do material, nesta é analisado cor, consistência e possíveis resíduos que podem levar a um diagnóstico mais preciso.

Tomografia computadorizada:

o paciente entra numa maquina de raio x (tomógrafo), que estará o examinando em 360 graus, imagens de todos os ângulos, o médico tem uma visão do paciente de todo o corpo humano, identificando todo e qualquer tipo de infecção que possa conter nos órgãos de seu paciente. Atenção se você apresenta dor de barriga com alguns desses sintomas fique atento e procure um médico, urgente, pois o câncer quando tratado inicialmente tem maiores possibilidades de cura.

Dor de barriga na Gravidez – provocada por gravidez utópica

Como já dito acima a dor de barriga pode ser causada por tantos, mas tantos motivos que o ser humano desconhece, e eu não poderia deixar de comentar aqui sobre uma dor de barriga bem comum, é a dor de barriga ocasionada pela ovulação, sim pasmem a ovulação feminina causa uma dor tão comum na maioria das mulheres, trata-se da mittelschmerz, a dor é sempre na parte baixa do abdômen e porém se essa dor demorar mais de 8 dias, e for fortíssima, preste muita atenção, neste caso, você querida paciente, deve procurar um ginecologista, pode ser endometriose, ou um cisto no ovário, ou até mesmo uma gravidez ectópica a mesma ocorre em algum lugar diferente do útero ( que seria a condição normal de uma gravidez), o óvulo nestes casos não resistem e podem acabar com algumas células da mãe com riscos de hemorragias e podendo ser fatal, por isso é importante e urgente o diagnostico preciso antes que a grávida tenha perda da fertilidade. Esse tipo de gravidez acontece porque o óvulo ao fazer uma trompa de falópio, pode ficar no meio do caminho e lá mesmo ele começa a crescer, provoca dor de barriga na gravidez, dor pélvica insuportável, isso ocorre muito comumente quando a mulher tem hábitos como fumar muito, tem gonorreia, clamídia, ou já teve uma gravidez ectópica outra vez, como sei que minha dor de barriga, na pélvica é uma gravidez ectópica ? Simples,   atraso na menstruação, muito cansaço (fadigamento), seios grandes, podem ter sangramento acima do normal vaginal, muito dor na barriga 6 semanas depois da menstruação, procure a emergência caso, tenha ocorrido desmaio, ou uma dor muito absurda na região baixa da barriga. Para o diagnóstico temos os profissionais da área que são os obstetras ou ginecologistas. Ao sentir qualquer tipo de dor de barriga, primeiro mantenha-se calmo mesmo que não saiba do que se trata e tente fazer as seguintes perguntas a si mesmo, isso poderá facilitar na procura do profissional correto antes de ir a emergência ou você mesmo pode se tratar em casa com as receitinhas que você encontrará aqui. Pergunte-se então: O que eu comi nas ultimas horas ? Estou com febre? Estou com náuseas? Tive algum medo ou estresse grande? Estou com diarreia? Estou me sentindo muito fraco? Alguém próximo a mim está com esses sintomas? Estou com essa dor de barriga a quantos dias? Estou com sangramento ao evacuar? Estou conseguindo trabalhar? Essa dor de barriga é frequente? Em qual região essa dor de barriga ocorre? Pode ser gases? Tem pontadas agudas? Estou com dor de cabeça ? Tomei um chá e não passou? Estou com dor de cabeça? Comi algum alimento do qual sei sou alérgico? Cometi farra gastronômica? Fui ao médico e não adiantou o que ele prescreveu? Caso você tenha respondido sim a mais de 5 dessas perguntas, acho bom procurar um especialista urgente. Confira o artigo que preparamos sobre Remédio Caseiro Para Dor de Barriga

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Leave a Comment